Rio Pardo 22222

Por uma política mais humana, em busca de melhor qualidade de vida!

Vogal de um Partido Político…

Prezados (E)Leitores!

Recentemente observei em propagandas políticas na TV, que alguns políticos eram denominados “vogal”, de um partido político, interessante que só percebia esta expressão,  em um determinado partido político. Ao mesmo tempo eu achava estranho pois este termo eu ainda não tinha ouvido falar.

Logo que comecei a pensar em criar este blog, busquei alguns assuntos para trazer até ele e um deles era explicar à você (e)leitor quem são os(as) vogais de um partido. Tenho vários outros assuntos que já escrevi e futuramente trarei ate aqui.

Não sou mestre em política,como já devem ter aparecido diversos nos últimos dias, nem tinha a resposta na ponta da língua, então resolvi primeiro ir até um dicionário da língua portuguesa, procurar um significado à palavra “vogal”, que tivesse relação com a política. Coisa simples que qualquer pessoa que saiba ler pode fazer.

No dicionário Michaelis, que pode ser acessado pela internet, encontramos a seguinte definição para palavra vogal, que pode ser empregada para política:

Vogal (lat vocale) s m+f 1 Pessoa que tem voto numa assembléia. 2 Membro de uma assembléia, câmara, conselho ou tribunal deliberativo ou judicante, com direito de voto.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=vogal

Portanto a partir de agora, outras pessoas podem se tornar a vogal de um partido, ou de repente alguns já eram e não sabiam, assim como eu.

Grande Abraço,

Alexandre

Anúncios

Navegação de Post Único

14 opiniões sobre “Vogal de um Partido Político…

  1. Oi Alexandre. Fiz a mesma pesquisa esses dias, por isso achei sua resposta, e encontrei também que vogal é um cargo da Executiva de um partido que tem por missão, proporcionar a formação política dos filiados. Mas, infelizmente, não anotei a fonte dessa informação. Só pra colaborar.

    • Obrigado pela colaboração, fiquei um bom tempo sem acessar este blog, p/ colocar uma postagem o motivo foi que esqueci a senha, acho que agora consegui resolver e pretendo continuar, atualizando este blog. Novamente obrigado pela ajuda…Gde abraço.

      • Mauro Diniz em disse:

        Oi Alexandre, meus Parabéns foi muito importante, eu achava que seria isso mesmo pois a palavra vem precedida de entonação por a voz, direito de falar ou representar com a voz do voto Pastores Mauro e Patrícia – Macaé RJ

  2. Rogério em disse:

    Falou muito e explicou nada.

  3. Juliana em disse:

    não entendi nada vc so colocou a definição do dicionario….O que faz um vogal dentro de um partido?

    • Olá eu tinha perdido a senha deste blog e so esta semana recuperei. Vogal de um partido são todos aqueles filiados que não estão na diretoria do partido. Mas tem uma opinião favorável dentro da executiva de um partido.

  4. Iris da Silva Almeida em disse:

    O que é primeira vogal de um partido politico?

  5. Cristina em disse:

    Eu estava com duvida, agora consegui entender.
    Obrigada

  6. Rosangela marques em disse:

    Realmente queria saber o que faz um vogal dentro do partido?

  7. ZÉU BARBOSA em disse:

    PARABÉNS, ALEXANDRE!
    É ISTO MESMO.
    COMPARATIVAMENTE, OU POR ANALOGIA, VOGAL DE UM PARTIDO POLÍTICO É AQUELA PESSOA, FILIADA, QUE, EM CONJUNTO COM OUTRAS, CONSTITUI A PALAVRA DE ORDEM DE UMA CAMPANHA; FORMA O GRITO DE GUERRA DA LUTA PELO IDEÁRIO PARTIDÁRIO; CUMPRE E FAZ CUMPRIR OS ESTATUTOS DO PARTIDO; DÁ A SEQUÊNCIA NECESSÁRIA AO PROCESSO POLÍTICO DO PARTIDO NO CENÁRIO POLÍTICO MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL, CONFORME O CASO.
    VOGAIS, PORTANTO, SÃO O “A”, “E”, “I”, “O”, “U”, QUE, COERENTEMENTE COMBINADOS ÀS CONSOANTES, DEMAIS LETRAS DO ALFABETO, OU SEJA, DEMAIS FILIADOS QUE SUBMETEM SEUS NOMES À AVALIAÇÃO DOS ELEITORES, FORMAM O TODO POLÍTICO DE UM PARTIDO EM SUA RESPECTIVA ESFERA, EM ESPECIAL NA ESFERA LOCAL, POIS É NO MUNICÍPIO QUE O ELEITOR VIVE E VOTA.
    SÓ PARA COMPARAR. LONGE DE COMPOR TROCADILHO.
    FORTE ABRAÇO.
    ZÉU BARBOSA

  8. Existem vários cargos dentro da executiva de um partido. Vogal é como um coringa, que pode substituir qualquer um dos membros quando existe a necessidade.

  9. Gostei da explicação para vogal, obrigado.
    A propósito, estou desenvolvendo no estado (RS) um trabalho espetacular no meio político. Eu e muitos amigos, pessoas justas e de confiança, estamos a frente de um partido novo prestes a ser homologado. O PPBR – Partido Popular Brasileiro. Estamos juntando a população que acredita em um país é uma sociedade melhor para juntos trabalharmos por tais ideais. Convido vc a conhecer. em http://www.ppbr.com.br
    entre em contato comigo 51 998117815. (what sapp) obrigado.
    Tiago Teixeira, Presidente PPBR Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: